Pular para o conteúdo principal

Encontros Universitários UFC 2019: palestras com nomes internacionais e oficinas que vão de aperfeiçoamento profissional a meditação

Márcia de Castro, Marcos Lisboa e André Lemos (Fotos: Divulgação)

    A programação dos Encontros Universitários 2019 prevê palestras com nomes de referência internacional para discutir os impactos da COVID-19 em áreas como saúde, economia e educação e uma série de oficinas para o aperfeiçoamento profissional e pessoal. Márcia Castro (Universidade de Harvard), Marcos Lisboa (presidente do Insper) e André Lemos (Universidade Federal da Bahia) farão as palestras principais dos dias 20, 21 e 22 de maio.
    Além disso, haverá oficinas sobre "profissional do futuro"; imposto de renda; e pesquisa e inovação. As atividades da série "Profissionais do futuro – aproximação da demandas industriais às demandas educacionais" serão concentradas nos setores de eletrometalmecânica, energia, agroindústria, confecção, calçados, saúde, turismo e indústria criativa. 
    Para quem está em busca de autoconhecimento e bem-estar, a dica é participar das oficinas de ioga e meditação. A programação completa foi divulgada nesta sexta-feira (15/05/2020). A Comissão Organizadora do evento reforça que foi adiado para este sábado (16), até as 23h59, o prazo final para o envio dos pôsteres, o que deve ser feito por formulário eletrônico. Essa é a primeira vez que a programação dos Encontros, a principal atividade, será realizada de forma totalmente virtual. 
    A professora Márcia de Castro participa na abertura do evento com o tema "Pandemia e saúde coletiva". Ela é doutora em Demografia e professora associada da Harvard T.H. Chan School of Public Health, membra do Programa de Estudos Brasileiros no Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos e membra do comitê de direção do Centro de Análises Geográficas. 
    O economista Marcos Lisboa trará o tema "Desafios da pandemia e a economia". Ele é atualmente presidente do Insper e colunista do jornal Folha de São Paulo. De 2003 a 2005, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. 
    No último dia de evento, o professor André Lemos falará sobre "Desafios da Universidade e da Educação Pós-Pandemia". Ele é professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER) e diretor do Lab404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço. 

SEM AULAS REMOTAS – Nesta sexta-feira (15), o Gabinete do Reitor divulgou nota recomendando que não ocorram aulas remotas no período para facilitar a participação e dedicação da comunidade acadêmica nos Encontros. O Gabinete também orienta que as unidades acadêmicas estimulem seus alunos a participar dos Encontros. 

Para tirar dúvidas sobre o Encontros Universitários 2019, veja perguntas frequentes.
Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – e-mail: prae.secretaria@ufc.br.

Comentários

Postar um comentário