05/10 13:08 CET
O Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 recompensa três investigadores por trabalhos sobre parasitas. As descobertas vão ajudar a combater doenças que afetam milhares de pessoas.
“A assembleia Nobel do Instituto Karolinska, concedeu hoje o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2015 a William C. Campbell e Satoshi Omura pelas descobertas sobre uma nova terapia contra infecções causadas por parasitas lombriga e a outra metade para Youyou Tu por suas descobertas sobre uma nova terapia contra a malária “.
Os dois primeiros vencedores terão de dividir metade dos 8 milhões de coroas suecas cerca
de 850.834 euros, enquanto a investigadora chinesa Tu ficará com a outra metade.
William Campbell nasceu na Irlanda em 1930 e é investigador emérito na Universidade Drew (EUA); Satoshi Omura (nascido em 1933 no Japão), é cidadão japonês e professor emérito na Universidade de Kitasato (Japão). A cientista Youyou é cidadã chinesa e trabalha na Academia de Medicina Tradicional Chinesa.
Campbell e Omura descobriram um novo medicamento, a avermectina, que tem ajudado a combater a cegueira dos rios (oncocercose-nematelmintíase) e a filiaríase linfática (filariose-nematelmintíase) – demonstrando também eficácia contra outras doenças parasitárias.
Youyou Tu descobriu um outro medicamento, a artemisinina, que tem reduzido de forma significativa as taxas de mortalidade devidas à malária.
Disponível em Euronews. http://pt.euronews.com/2015/10/05/nobel-de-medicina-e-fisiologia-recompensa-trabalhos-sobre-parasitas/. Acesso em 07.10.15
Comentários
Postar um comentário